"Venha fazer parte da nossa família"
Algumas organizações através do seu RH se utilizam de estratégias que demonstram total desconhecimento do funcionamento humano e da psicodinâmica familiar, através de frases de efeito para recrutar novos colaboradores. É o caso do "venha fazer parte da nossa família".
O desenvolvimento do indivíduo é marcado por conflitos desde o nascimento e o único lugar onde a pessoa pode encontrar tolerância e compreensão é somente numa família estável.
– Não conheço nenhuma organização ou empresa que tenha esta tolerância e compreensão com seu “colaborador”.
Para Ackerman, “Família é a unidade básica de desenvolvimento e experiência, realização e fracasso, saúde e enfermidade”.
- Para as organizações, você colaborador só é interessante se estiver com saúde, podem ter certeza que não serão tolerantes com seus fracassos e enfermidades.
Nas famílias estáveis é onde o sujeito encontra compreensão, confiança e se sente protegido. Para Buscaglia, família é um sistema bastante complexo, ou seja: Cada família é única, é um sistema altamente interativo, em que qualquer ocorrência dos elementos afeta todo o grupo.
- Alguém conhece alguma organização privada em que o colaborador se sente protegido e que a infelicidade de algum membro da equipe de trabalho afete o grupo?