quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Um dos Pecados dos Gestores de RH


Um dos Pecados dos Gestores em Recursos Humanos:
Seleção de Novos Funcionários

O recrutamento e a seleção de novos funcionários. Não vou analisar o processo de recrutamento, mas a etapa seguinte: a Seleção.

Numa organização, seja ela pequena ou grande a admissão de um funcionário é o passo seguinte a seleção. Mas esta seleção como é realizada – Geralmente são definidas várias etapas: Processo de avaliação das competências necessárias para o bom desempenho do cargo futuro do candidato, as entrevistas individuais e as entrevistas coletivas associadas com alguma dinâmica de grupo para analisar o funcionamento dos candidatos.

A metodologia tem uma coerência lógica para um processo de seleção. Mas o "pecado" ou a onipotência do gestor ou do profissional para executar a seleção está no fato de que numa ou duas ou até três entrevistas definir o funcionamento e a estrutura de personalidade do candidato. Isso é mágico - alguém conseguir com poucos contatos concluir e emitir pareceres de que alguém está apto ou inapto para exercer determinada atividade numa empresa (simplificação da complexidade de funcionamento do ser humano).

Porque isso é mágico! Para os profissionais da área do comportamento humano, no caso os psicólogos e os médicos psiquiatras, necessitam de vários encontros durante meses para realizar um diagnóstico dinâmico da personalidade de uma pessoa em psicoterapia. Para que isso seja possível o profissional necessita ter profundo conhecimento do funcionamento do Ego e suas alterações e ainda ter conhecimento profundo da psicodinâmica do aparelho psíquico do ser humano.

Algum gestor poderia apresentar o contra argumento para a afirmação acima, como o fato dos candidatos se submeterem a testes psicológicos de personalidade. Pode-se afirmar que os testes projetivos para avaliarem a estrutura de personalidade dão como resultados "indicadores" que devem ser avaliados durante as entrevistas e podem ter certeza que em duas ou três entrevistas e mais uma dinâmica de grupo nenhum profissional da área tem condições para afirmar que os indicadores ou os resultados levantados podem ser confirmados ou não.
Uma sugestão para se redimirem do pecado. Não aceitar solicitações de seleção onde o processo de recrutamento e seleção deva ser efetuado num período de poucos dias e se possível solicitar que a seleção seja efetuada por um profissional da área humana que tenha conhecimentos profundo da complexidade do funcionamento da personalidade humana.

Um comentário:

  1. Muito interessante a colocação, frizando a importância de um trabalho bem feito na seleção de candidatos. Com isto todo mundo ganha! A organização que contrata (pois seu nome virá a frente deste funcionário), o funcionário que se sentirá bem executando atividades compatíveis com suas habilidades e competências e por fim todos os consumidores ou clientes conforme o ramo que trabalha esta empresa.
    Todos ganham com isso! Muito boa observação.

    ResponderExcluir