sexta-feira, 22 de outubro de 2010

RH não é para qualquer um!

A afirmação é bem clara. RH não é para qualquer um. Esclarecendo a afirmação - Pela formação do profissional contratado para gestor de RH já podemos ter uma idéia de como as empresas realmente estão gerindo os recursos humanos. Em primeiro lugar os executivos destas organizações, podem esquecer a premissa básica da existência das empresas que eles dirigem, pois as mesmas só existem porque existem as pessoas que operacionalizam processos para com que estas organizações atinjam seus objetivos. Portanto, um gestor de RH tem que ter conhecimentos profundos sobre o comportamento humano e, com certeza não é somente ler um livro como o Monge e o executivo que fará alguém um modelo em gestão de RH.
Exemplificando o que já observei e vivenciei em algumas organizações:

 
Diretor de RH um advogado. Nada contra os profissionais das áreas jurídicas, mas os profissionais destas áreas pouco ou nada entendem do funcionamento humano e muito menos de comportamentos. Quando uma organização contrata um advogado como diretor de RH, podemos afirmar que o RH desta organização é apenas um departamento de pessoal de primeira linha. O foco principal destes profissionais está na CLT que trata das relações legais entre empregador e empregado.



Pode ser ainda pior, um RH onde o Diretor é um engenheiro. Volto a afirmar nada contra os engenheiros, mas não podemos esquecer que quem faz engenharia, relações interpessoais e intrapessoais não são seu forte. Podemos dizer que os mesmos têm uma inteligência lógico matemática bastante avançada e são extremamente mecanicista. Então, o que podemos ter? Um grupo de profissionais bastante robotizados e o que importa, com certeza serão os processos e metodologias operacionais. Provavelmente o que mais desenvolvem próximo a um RH eficiente e competitivo é o que conhecemos como treinamentos (meus cachorros por sinal podem ser muito bem condicionados, ou treinados. Isto quer dizer que você colaborador não passa de um ser “pouco inteligente” que pode ser condicionado como o cachorrinho do Ivan Petrovich Pavlov ou um ratinho de laboratório do Sr. Skinner) É ou não é uma piada um RH onde seu Diretor é um engenheiro!
Colaboradores das organizações espalhadas por este Brasil, vocês ainda irão encotrar Gestor de RH sendo um leigo com um Q.I elevado (normalmente indicado por algum executivo da empresa ou algum parente da alta administração), assistentes sociais e as mais variadas formações de áreas técnicas.
Finalizando. Qual o perfil mais indicado para ser um Gestor em RH? Não resta a menor dúvida que são os profissionais das áreas humanas, ou seja, os psicólogos, os administradores com especialização em RH e os tecnólogos em RH.